quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

O EVANGELHO MALTRAPILHO


Em minhas leituras coloco em prática o prazer de ler alguns títulos que escolho para a ouvir a mensagem do evangelho. Sempre acompanhado a leitura diária da Bíblia, sempre me propus para minha reciclagem como catequista, assessor juvenil, Educador, professor de Historia/Geografia, leitura de Livros de autores cristãos.

Com o passar do tempo fui conhecendo novos autores, que nunca tinha ouvido falar, dentre eles está o Brennan Manning, que teve o seu primeiro livro traduzido para o Brasil chamado “O evangelho Maltrapilho” com suas 224 páginas.


Livro: O Evangelho Maltrapilho
Autor: Brennan Manning
Editora: Mundo Cristão

Neste livro o autor (Manning) fala sobre a graça de Deus e como ela está disponível para todas as pessoas: para os marginalizados, para os pecadores e para todos aqueles que se consideram a escória da igreja e do mundo.

Franco e provocador, em sua principal obra, convida seus leitores a depositarem sua esperança na amplitude da graça, capaz de alcançar pecadores e pobres em espírito, e de resgatar a dignidade original. Não fiquei indiferente ao término da leitura. Um livro profundamente inspirador e impactante.

SOBRE BRENNAN MANNING
Fiquei curioso e fui pesquisar 
um pouco do autor:

Manning é um ex-padre franciscano com problemas de alcoolismo e uma vontade absurda de levar o amor de Deus para as pessoas. Parece estranho, mas não é, é apenas sincero. E é desta forma que ele escreve sua obra-prima.

Foi graduado em filosofia e teologia, foi casado, divorciou-se, morou numa caverna na Espanha e falou de Jesus de diversas maneiras. Morreu em 2013, aos 78 anos, muito perto de seu aniversário.

Não conheço nenhum católico que tenha lido este livro (O Evangelho Maltrapilho) para comparar impressões da leitura. Mas percebi que muitos evangélicos torcem o nariz quando descobrem que o autor é(foi?) católico. Mas as minhas impressões após a leitura é que fora escrito justamente para estas pessoas.

UMA FRASE QUE CHAMOU MINHA ATENÇÃO:
"Examinei meu coração a fim de encontrar dignidade em ser amado por Deus, nada encontrei. Mas quando me virei para Cristo, percebi que o amor saia dali gratuitamente. É o amor de Cristo que significa o homem." (Brennan Manning)

ENCERRO COM UMA PEQUENA ORAÇÃO:
“Senhor Jesus, não permitas que eu me deite sem dizer que te amo (…) e protege-me, porque eu poderia hoje te trair”.

Fotos Postadas: Divulgação.

quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

ESQUECENDO 100 LIVROS


Como participante na festa do Centenário dos Oblatos de São José no Brasil, resolvi levar nas bagagens (100 livros) para serem esquecidos ou entregues em mãos dos presentes de várias caravanas:

CARAVANAS PRESENTES
Caravanas do Paraná, das cidades de Apucarana, Cascavel, Londrina, Três Barras do Paraná e Curitiba, de São Paulo, cidades de Ourinhos e capital, e também do Mato Grosso com representante da cidade de Colniza.



FESTA DO CENTENÁRIO
Congregação dos Oblatos de São José no Brasil ( 1919 - 2019 )
14 e 15 de setembro | Paróquia Bom Jesus do Portão, Curitiba-Pr


100 LIVROS ESQUECIDOS
100 livros que foram esquecidos ou entregues em mãos, simbolizando a cada ano do centenário dos Oblatos de São José no Brasil. Uma participação do projeto Livro Livre, criado através Biblioteca Padre José Calvi, localizada no Centro Pastoral São José Marello, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Vila Sabrina, São Paulo – SP




ENTREGANDO EM MÃOS E ESQUECENDO
Diante da importância da data: o Centenário da chegada dos primeiros Oblatos de São José no Brasil. Levei 100 títulos a serem esquecidos/entregues em mãos aos leigos e religiosos que se encontraram na festividade, marcados pelo carisma da congregação que podia ser sentido entre os presentes.

Ao encontrar alguns participantes, entreguei em mãos explicando o projeto, solicitando a participação através da leitura do livro ou libertar/esquecer em sua cidade local ( Cafés, lojas, banco de praças, lugares populares, convidando a cada participantes da festa a serem criativos! Ou simplesmente, passar o livro para um amigo.



CONVITE AOS SACERDOTES JOSEFINOS- OSJ
Na oportunidade encontrei alguns padres que também entreguei em mãos, convidando a leitura/esquecimento ( libertar o livro ), esquecendo em algum lugar onde outras pessoas possam encontrar para leitura.



SANTINHOS DENTRO DO LIVRO
Ao folhear o livro entregue/esquecido, mostrando que dentro do livro contem um santinho do Santo José Marello e Padre José Calvi, como separador de página. ( Sendo um convite para ocasião/oportunidade de fazer oração pela beatificação do Servo de Deus, padre José Calvi.

ESQUECENDO OU SEMEANDO LIVROS
O objetivo é incentivar a leitura e promover interação com os leitores da cidade/caravanas presentes. O propósito de convidar a todos de criar uma biblioteca ao ar livre e proporcionar que os livros cheguem ás mãos de mais leitores.