
Mona Lisa (ou La Gioconda)
Em pouco tempo estaremos com todo o nosso acervo na nova sala onde estamos organizando a Biblioteca. Conversando com os jovens Voluntários Adriana e Carlos: - Como podemos dar uma cor no espaço, quebrar um pouco da formalidade da Biblioteca? O que fazer no espaço onde os leitores e visitantes possam encontrar uma Biblioteca com uma aparência jovem, infantil e adulta. Ao mesmo tempo?
Para começar estarei trazendo uma replica da famosíssima obra de arte: Mona Lisa (ou La Gioconda), feita pelo italiano Leonardo da Vinci. Onde retrata a figura de uma mulher com um sorriso tímido e uma expressão introspectiva.
[ Copia produzida pela Revista CARAS ]
Atualmente, o quadro original fica exposto no Museu do Louvre, em Paris, França. Mona Lisa é, quase que certamente, a mais famosa e importante obra de arte da história, sendo avaliada, na década de 1960, em cerca de 100 milhões de dólares americanos, lhe conferindo também, o título de objeto mais valioso, segundo o Guinness Book.
Esta obra de Leonardo da Vinci sempre provocou uma das grandes discussões no meio artístico, sobre a mulher representada no quadro. Qual a verdadeira verdadeira identidade de Monalisa?
Através do livro “O Código Da Vinci”, de Dan Brown, e do filme baseado sobre a obra, suscitou, perplexidades, dúvidas e confusão. Sendo um dos maiores enigmas da História da Arte.
O que desejamos que esta réplica na Biblioteca, provoque transformações no ângulo de visão a partir do qual observamos algo. Qual a importância relativa dos fatores internos e externos à obra que suportam a percepção de seus admiradores?
E se até um gênio como Da Vinci entendia a importância do planejamento, que desculpa nos resta para não planejarmos? É claro que planejamento exige disciplina, mas, conforme dizia Renato Russo: “disciplina é liberdade”. Venha conferir este sorriso e também participar do planejamento da Biblioteca.
Seja um VOLUNTARIO – Precisamos de Você !
Nenhum comentário:
Postar um comentário