BIBLIOTECA A CÉU ABERTO
Evento: 8ª Edição - "Esquecendo Livros"
Dia: 16.11.2014, Domingo, 14h - Vila Sabrina - SP
Tema Foto: Locais onde livros foram esquecidos.
Local: Praça Lourenço de Bellis, Praça Angelo Conti, Praça Diamantino de Jesus.
Avenida Milton da Rocha e ruas próximas.
Foto: By Benjamim
Mais uma experiência (8ª Edição) que se desenvolve em locais onde a leitura não é, a princípio, algo comum. O essencial da biblioteca esta ai. Percorrer terras esquecidas para dividir aquilo de que são pessoalmente imbuídas:
O desejo de dividir um tesouro que não pode ficar reservado apenas a alguns. Que os livros se encontrem ao alcance das mãos, no coração da realidade dos novos leitores. Essa proximidade é essencial.
Hoje é preciso inventar sem parar. A biblioteca Padre José Calvi não pode sobreviver sem considerar as grandes mutações do mundo que nos cerca, suas riquezas e suas misérias. A pequena biblioteca nos seus 7 anos de existência, pode encontrar lugar em qualquer lugar.
Ela sai de suas paredes. Vai por todos os caminhos. Para aqui e ali para proporcionar alguns momentos de leitura.
A "Biblioteca Padre José Calvi" mobilizou 42 jovens voluntários de todas as partes. Criando uma imagem plena de energia jovem e a mão de todos. Suscetível de oferecer 1 ou 2 horas de serviços como "Mochileiros da Leitura".
A reputação da biblioteca Pe. José Calvi ultrapassou fronteiras. Jamais deixou de estreitar contatos/intercambio com colaboradores e instituições. Propondo experiências diversas, sempre no desejo de abrir novos caminhos. Numa abordagem simples e compartilhada.
( CLICK 2X AMPLIAR FOTO )
Venho agradecer a todos que em algum momento cederam algum tempo para "orar", enviar mensagens de incentivos, doações de livros ou informando a impossibilidade de participação nas edições que aconteceram. Tudo isto valoriza e fortalece o empenho de extrapolar os limites da dimensão virtual, ganhar as ruas da cidade, fazer a diferença e transformar a realidade da educação.
Após o esquecimento do último livro no bairro de Vila Sabrina - SP, parei para pensar quais seriam as palavras que poderiam caracterizar a biblioteca Padre José Calvi com esta ação: Diversidade, comunicação, relações interpessoais.
Criar projetos que permita que a biblioteca se renove permanentemente, em função da comunidade, bairro, região e cidade de São Paulo. Dentro do qual possa sempre pensar e repensar continuamente, naquilo que é humano, cultural e social.
Venho comemorar com você leitor mais uma edição "Esqueça Um Livro" com um pensamento/máxima do Santo José Marello, fundador da Congregação dos Oblatos de São José:
"Cada livro que lemos é como um átomo que integramos na massa; o tempo ou, antes, Deus, fecunda a compreenção." ( Carta número 5 )
Nenhum comentário:
Postar um comentário