quarta-feira, 20 de junho de 2012
CVV - CENTRO DE VALORIZAÇÃO DA VIDA
LIGUE 141
http://www.cvv.org.br/
http://boletimdocvv.blogspot.com.br/2012_01_01_archive.html
CVV: A linha da Vida
Quando o desespero toma conta, o CVV está sempre disposto a ouvir e ajudar. Por meio do atendimento, a instituição procura previnir tentativas de suicídio.
SERVIÇO
Os atendimentos do CVV são feitos 24 horas, a partir da central telefônica 141, por e-mail, Voip, por correspondência ou pessoalmente em uma das 71 unidades espalhadas pelo Brasil. O site também oferece um serviço de chat em que se pode conversar com um voluntário reservadamente.
Os atendentes são voluntários que passam por uma seleção e por um treinamento de três meses.
Desabafar. Muitas vezes é só isso que o ser humano precisa para desistir de um plano contra a própria vida. Solidão e transtornos são exemplos de casos recorrentes que chegam aos atendimentos feitos pelo Centro de Valorização da Vida (CVV). A instituição, que faz 50 anos em 2012, tem o objetivo de prevenir o suicídio e prestar apoio emocional às pessoas em situação de desespero. Os voluntários estão sempre dispostos a ouvir, deixando claro que, quem liga é mais importante que o problema relatado. O CVV é a maior e única instituição que trabalha com este fim reconhecida pelo Ministério da Saúde e se baseia em princípios humanistas, como boa vontade e compreensão.
O VOLUNTÁRIO
O perfil de quem deseja ajudar o próximo com uma atitude de carinho e atenção é extremamente humano. Ossege esclarece que, para se voluntariar, é preciso acreditar na tendência realizadora da natureza humana, isto é, a capacidade da própria pessoa de resolver seus problemas e conflitos. Dessa maneira, os voluntários, durante as chamadas, não oferecem conselhos nem incentivam nenhuma decisão, mesmo que positiva. Existe a regra de que a “mão que ajuda não interfere”, como afirma o coordenador. “Não impomos uma solução, e sim criamos uma relação de ajuda”. Ele destaca que uma das virtudes do voluntário é a autenticidade, devendo falar com convicção e acreditando no que diz.
A inscrição para se tornar um atendente é feita no site do CVV (www.cvv.org.br) ou diretamente nos postos de atendimento. São realizadas duas seleções por ano, uma por semestre. O treinamento dura dois meses e meio, com encontro aos sábados, das 14h às 18h. São oferecidas palestras sobre a instituição e sua história de comprometimento com o bem do próximo, orientações e ensino da filosofia do Centro de Valorização da Vida.
Durante o processo, muitos desistem. Na última seletiva, que começou há um mês, 60 pessoas se inscreveram. Eduardo acredita que, dessas, apenas 25 chegarão ao final. Os aprovados se comprometem com o CVV e disponibilizam um dia da semana para passar quatros horas no plantão, sob supervisão de veteranos, além de comparecer a uma reunião de revisão por mês. Além disso, o outro único pré-requisito é a idade mínima de 18 anos.
FONTE: http://reacaodobem.wordpress.com/2011/08/15/cvv-a-linha-da-vida/
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